sexta-feira, maio 21

Infância – Livros Que Marcaram (Parte 8)
Finúrias: O primeiro livro que li " por quem os sinos dobram".

Matrix: Eu comecei pelo "Leituras", para a primeira classe.

Bufas100: Os primeiros livros que me marcaram foi a colecção "O encicoplédia Brown". São pequenas historias de um miúdo detective em que se tinha de adivinhar o fim e depois ir ver as soluções.

João Tiago: "Uma linda história de Natal"...

Jorge Costa: Lá estou eu a bater na "tecla" e a achar estranho!! Já quando se perguntou, o que queriam fazer se o mundo se estrafegasse todo, não vi nenhuma alusão a sexo!! Agora. que se fala dos livros da infância / adolescência, porra...!!!! Ninguém leu os livros do Vilhena?? Mas será que neste mundo , o único que quer dar umas quecas sou eu??? E na adolescência...!!!?? Ninguém tocava umas pívias??? É que ler o Vilhena e similares, era o caminho certo pró prazer solitário e sem cabelos nas mãos. Possas!! É que é só alusões a coisas muito abichanadinhas. Ou é tudo gay...ou há muito mentiroso!! Eu gostava dos cinco...mas atravessei a cidade pra me emprestarem os livros do Sr. Vilhena. Muita píbia bati à conta do que o homem escrevia. Será que mais ninguém leu literatura assim tão marcante?? Eu tenho bem presente o tecto do meu quarto de adolescente, a mão direita em atitude frenética...e a esquerda a segurar as figuras mamalhudas dos livros do Vilhena. Está visto!!! Sou o único que tocou ó bicho em miúdo... Só me faltava saber isto...

Ana: eu tenho dois muito especiais: - O principezinho do Exupery e - A sibila da Agustina Bessa-Luís.

Luz: Na minha infância, os livros que eu mais gostava de ler eram os da Anita (mas mais pelos desenhos, confesso). Mais crescidinha, todos os livros de Uma Aventura que apareciam na biblioteca da minha escola.

Orca: Jorge Costa, amigo, também li os livros do Vilhena, homem! Fica descansado! E ainda os tenho lá por casa... Bonito, bonito foi quando o meu avô, já um pouco balhelhas, lá pelos meus dez anitos, me ofereceu "A Branca de Neve e os Setecentos Anões", na maior das inocências! A família em choque e um OrCazito, em transe, a lambuzar os dedos!... Ainda hoje os leio e não evito que o meu sorriso se rasgue até à orelha. Aos Cinco o lugar dos Cinco. Ao Vilhena, o lugar do Vilhena. Cada um inspirando as suas aventuras e cavalgadas.

Catarina: Eu li "O Anti Cristo" com 7 anos.

Bifinha: "Os desastres de Sofia" que voltei a comprar há dois meses atrás!

Kyle Katarn: Então e os elementos gerais da contabilidade???

Pintelho: Eu sou grande fã da saga Duck Tales (era). Aqueles patos eram heróis, pá. Que proezas! Também me lembro do livro que o João Tiago fala, ou de um dentro do mesmo género. O que eu lia tinha uma capa para o cor-de-rosa salvo erro!

Hammer: Muitos, mas, marcantes foram Servidão Humana - W . Somerset Maugham / Crime e Castigo - F. Dostoievski.

FataMorgana: O meu avô leu-me algumas das histórias das "Cartas do Meu Moinho" do Alphonse Daudet, e foram elas "A Cabrinha do Senhor Seguin" e "As Estrelas". Eu devia ter uns 4 anos. Claro que já me tinham lido muitas histórias antes, mas eu adorei a cabrinha, lembro-me que passei o resto do dia triste e de noite chorei. Até hoje, penso muitas vezes naquele sentimento forte. Marcou-me mesmo, comprei o livro, ainda prefiro essas duas histórias às restantes! Lido por mim em pequena foi O Meu Pé de Laranja Lima do José Mauro de Vasconcelos. Também chorei imenso e como estava com a papeira, doía que se fartava!

Sem comentários: