terça-feira, maio 11

Concurso de Professores – Discussão Acesa (Parte 4)
Félix: Fin, o meu estimado já leccionou no desenrasca? Está me a fazer algum favor ou não é a sua obrigação enquanto professor? Ou será que também não sabia que ser professor é assim? Especialmente quando diz "ideia de emprego garantido pela licenciatura que muita gente ainda tem é aproveitada pelo ensino superior para vender cursos com evidente conivência do Ministério da Educação" ...parece me que então estava já alertado para esse fenómenoSe para si dar aulas a 30 pessoas, ou estar alocado fora da sua área por mts vezes... não se esqueça que esse "fenómeno" (parece me que isso é um fenómeno para si), não é exclusivo á profissão de professor. Ou pensa que andar a varrer ruas, ser cantoneiro, pedreiro, trabalhar nas obras tb não é difícil.... Ou será que pensava ke ser professor era só brilhar perante putos novos e despejar aquilo que lhe incutiram?

Fin: Félix, quis dizer que não sou , nem tenho preparação para ser professor. Quando o fui apenas me quis "desenrascar" enquanto aguardava colocação na minha área de formação. Felizmente que agora cada vez há mais pessoas com formação específica de ensino de forma a não ser necessário recorrer a "mercenários" como eu fui. Profissionalmente tive de me "deslocalizar", mas não o faço anualmente. Se queremos escolas realmente ligadas às comunidades onde se inserem com professores responsáveis e responsabilizáveis o nomadismo não parece o caminho. A desgraça alheia não me serve de consolo nem cultivo ódios a classes profissionais ou grupos étnicos. Nem fui estudante de carro, discotecas e roupas caras. Pudesse eu tê-lo sido e isso nada diminuiria o nível dos meus conhecimentos. Tinha era apanhado menos chuva e frio. Espero ter esclarecido que nunca foi minha intenção ser professor, mas enquanto o fui procurei desempenhar esse papel o melhor que pude com o auxílio dos professores de carreira. Tive, há poucos dias a satisfação de ter sido abordado por um antigo aluno, hoje adulto e inserido no mercado de trabalho, que elogiou o meu desempenho nesses tempos distantes. Fiquei feliz !

Sem comentários: