sexta-feira, outubro 8

Desespero Linguístico

Opá.... a modos que estou metida numa embrulhada linguística. Este post é um pedido de auxílio. É um SOS. O manual de Língua Portuguesa do 5.º ano "Palavras ao Vento" da editora Gailivro, abre com o teste diagnóstico com um texto de António Mota retirado do livro "Os Heróis do 6.ºF". A meio do texto surge a seguinte frase:

"Minha mãe faz-me a trança, insiste para eu tomar xícara de café com leite que está sempre a escaldar, quer que eu coma pão recesso à frente dela."

Recesso??! Mas o que é??! Nos 3 dicionários que consultei não encontrei nenhum significado que encaixasse neste contexto. No dicionário da Priberam diz que "vem do Lat. recessu; s. m., recanto; retiro; âmago; esconso". Pão âmago??! Pão recanto?! Mas isto é vocabulário que se utilize num texto indicado para crianças de 9 e de 10 anos??! Há por aí alguém que me possa auxiliar?!

Sem comentários: