quarta-feira, abril 14

Titanic – Curiosidades do Naufrágio
* Ignorando a falta de visibilidade e o perigo das "ilhas geladas", na noite de 14 para 15 de Abril de 1912, o paquete Titanic bateu num iceberg no Mar no Norte, que o levou a partir-se ao meio, afundando-se lentamente. Por ser considerado o navio mais seguro do mundo, não contava com instrumentos básicos, como binóculos e faróis de longo alcance. Além de não haver salva-vidas suficientes, estes não foram cheios com a lotação máxima para que os passageiros em 1ª classe não ficassem desconfortáveis!! Podiam levar 65 pessoas e levavam cerca de 20 a 30!
* Foi a primeira vez que o sistema de comunicações sem fio (inventado por Marconi) foi usado para chamar por socorro! Depois do embate no icebergue, o comandante mandou enviar uma mensagem "SOS", que significa "Save our Souls" (salvem as nossas almas): foi a primeira vez na história que um navio utilizou este novo código.
* Alguns sobreviventes contam que a banda só parou de tocar 30 minutos antes do navio se perder no mar! A maior parte das pessoas não morreu afogada. Morreu congelada com o frio da água!
* No dia 16, um navio alemão informou ter visto um enorme Iceberg cheio de tinta vermelha de um dos lados, como se tivesse batido num navio. O casco do Titanic era vermelho abaixo da linha de água e azul escuro e branco para cima.
* Em 1985, o Titanic foi localizado a 4 km de profundidade, tendo-se começado as operações de recuperação 2 anos mais tarde.

Sem comentários: