sábado, março 6

Hamburgers não Ligam com Futebol
As instruções da McDonald's ditavam às escolas que as crianças para acompanhar os jogadores da selecção nacional na entrada em campo durante o Euro2004 não deviam possuir:
- "deficiência física ou mental em virtude da necessidade de acompanhamento especial".
E será que podem ser pretos?! Ou o negro da pele vai destoar no fundo verde dos relvados?!? E será que podem ter uma cicatriz na cara ou isso fica mal em televisão?! E será que estas crianças continuarão a gostar de futebol?! Senhores da McDonald's, a vida não é um "Happy Meal"!!

No site da UEFA Euro2004 é possível ler o comunicado de Imprensa, sobre os critérios de selecção de crianças que acompanharão a entrada em campo dos jogadores.
"Lidar com a pressão: Cerca de 500 crianças Portuguesas vão ser seleccionadas pela McDonald’s para acompanharem os jogadores de cada selecção nacional na entrada para o relvado antes de cada jogo do UEFA EURO 2004™. Desempenhar esta função perante milhares de adeptos implica que as crianças envolvidas tenham que ser capazes de lidar com a eventual pressão decorrente.

Proteger as crianças: Por isso, as directrizes e critérios de selecção fornecidos pela UEFA à McDonald’s, incluem a afirmação que “as crianças deverão física e mentalmente ser capazes de participar no programa”. Esta declaração refere-se apenas à capacidade física e mental da criança para lidar com o ambiente do estádio e foi produzida, especificamente, para proteger as crianças. Não é, de forma alguma, uma referência à presente capacidade física e mental da criança. A UEFA reforça que o programa está aberto a todas as crianças, incluindo as mental ou fisicamente diminuídas, sob a devida supervisão médica."

Sem comentários: