sábado, janeiro 15

Martin Luther King

"Martin Luther King nasceu a 15 de Janeiro de 1929. Licenciou-se em Teologia e em 1954 tornou-se ministro da igreja baptista de Montgomery, no Alabama.
Em 1955, Rosa Parks, membro da sua paróquia, foi presa por se ter recusado a dar lugar a uma pessoa branca no autocarro. Surgiram grandes protestos e a comunidade negra decidiu recusar-se a usar os transportes públicos da cidade enquanto a segregação se mantivesse. Martin atraiu as atenções do país e do mundo como líder daquilo que ficou conhecido como o «boicote dos autocarros de Montgomery». Esse boicote durou 382 dias. King foi preso, espancado, e até puseram uma bomba na sua casa... Terminou quando o Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarou inconstitucional a separação racial nos transportes públicos. Martin obteve assim a sua primeira vitória pelos direitos civis.
Foi um dos organizadores da marcha pacífica que reuniu mais de 250 000 pessoas (de todas as raças) até Washington DC (Agosto 1963), em que exigia igualdade racial. Foi em Washington, com um enorme público, que proferiu o seu famoso discurso "I Have a Dream".
Recebeu títulos honorários e foi a «Personalidade do Ano» da revista Time, em 1963. Em 1964, Martin viu a sua acção reconhecida com a atribuição do Prémio Nobel da Paz. Com 35 anos foi o mais jovem galardoado com esse prémio! Em 1968, quando se deslocou a Memphis, Tennessee, para apoiar uma greve, foi assassinado a tiro por um fanático branco, James Earl Ray. O dia do seu aniversário (15 de Janeiro) é feriado nacional nos EUA. O Hotel Lorraine, onde Martin Luther King foi assassinado, é hoje o Museu Nacional dos Direitos Civis."

Sem comentários: