terça-feira, maio 22

Medicina no Interior

Um velho doutor que sempre trabalhara no meio rural, achou que tinha chegado a hora de se reformar depois de ter exercidomais de 50 anos! Encontrou um jovem médico para o lugar dele, e sugeriu ao novo diplomado que o acompanhasse nas visitas ao domicílio, para que as pessoas se habituassem a ele.

Na primeira casa uma mulher queixou-se que lhe doía muito o estômago.
O velho doutor respondeu-lhe:
- Sabe, a causa provável, é ter abusado das frutas frescas... Porque não reduz a quantidade que consome?

Quando eles saíram da casa o jovem disse:
- O senhor nem examinou aquela mulher... Como conseguiu chegar ao diagnóstico assim tão rápido ?
- Oh, nem valia a pena examiná-la... Você notou que eu deixei cair o estetoscópio no chão? Quando me baixei para apanhá-lo, notei que havia meia dúzia de cascas de bananas no balde do lixo. É provável que fosse isso que lhe deu as dores.
- Humm ! Que esperteza ! Vou tentar empregar essa técnica na próxima visita.

Na casa seguinte, eles passam vários minutos a falar com uma mulher ainda jovem. Ela queixava-se de uma grande fadiga:
- Eu sinto-me completamente vazia...

O jovem doutor disse-lhe então:
- Provavelmente deu muito de si mesma para a Igreja... Se reduzir essa actividade, talvez consiga recuperar um pouco de energia.

Assim que deixaram aquela casa, o velho doutor disse para o novo :
- O seu diagnóstico surpreendeu-me. Como é que chegou à conclusão que aquela mulher se dava de corpo e alma aos trabalhos religiosos ?
- Eu apliquei a mesma técnica que o senhor me indicou: deixei cair o meu estetoscópio e quando me baixei para o apanhar, vi que o padre estava debaixo da cama...!!

Sem comentários: