domingo, janeiro 11

Cólhedores – Habitantes de Colhões
O meu amigo virtual, Fernando silva do Blog Coisas do Panda refere-se a uma questão por mim suscitada relativamente ao nome dos habitantes de uma região na zona de Coimbra.
“Cumpre-me primeiro informar-vos que a esta região se atribuiu este nome por uma simples razão, e logo ficarão a saber como se denominam os seus habitantes: existem lá dois tipos de fruto (a Nata e o Nato). É uma região de produção de Natas e Natos, fruto muito apetecível aos indígenas das redondezas, que o colhem todos os dias.
Os que colhem os natos deu-se-lhes o nome de Colhonatos e os que colhem natas são os Colhonatas (O que é que tu fazes? Eu? Eu colho natos, e tu? Eu? Eu colho natas, assim é ainda hoje).
A Junta de Freguesia de Colhoaria-a-Nova (que foi Vila até 1945, altura em que os Lambãos - oriundos das terras altas de Lambónia, Pirinéus - aproveitaram a mão-de-obra barata já então existente no burgo Lusitano e trouxeram a nata e o nato para darem início ao fabrico de tão apetecível doce, a broa Natalícia) atribui um prémio monetário ao maior Colhão
Nesta região de Colhões destemidos, são célebres pelas suas proezas, o Colhão D'Acontecer (além de abastado é de origem Lambónica) que cumpre sempre o que promete e o Colhão D'Dizer (apesar de bastante jovem é já tido como um dos Colhões mais promissores de Colhoaria-a-Nova). Os habitantes desta região denominam-se assim, Cólhedores, porque dizer correctamente como se chamam todos eles, ainda hoje é difícil de saber, pois têm nomes que variam desde Andudurida a Zárabátenéla, passando por nomes mais comuns como José e Policarpo.
Cólhedores, são assim denominados os habitantes de Colhões.”

Sem comentários: