sexta-feira, dezembro 17

Qual é o Teu Chá Preferido?! 1

foto: Julian LandaPequenão: O Chámon
Eduardo: Para além do maduro já referido, o verde de Paredes de Coura também é excelentemente bebível. Fresco.
Conchita: Eu gosto de todos; sou 1 cházeira.
São Rosas: Chá dançante.

Canzoada: Cardhu, Balantines, Dimple, Old Parr, Chivas, e eu sei lá, tantos outros! Mas dou-me muito bem com o Cardhu!
Cris: Tb adoro chá. Mas o chá preto confesso q começo a achar uma maçada. O último chá que bebi e adorei foi de gengibre com limão. Mnham.
Maizum: Eu gosto é do Chá! Chá!chá! Mas não danço... é só para ouvir!

LC: Chá Mate e todas as infusões. Já agora aproveito para rectificar o comentário do Gil. Chá é a curruptela do termo Chinês Thais ou Theis que significa infusão. A planta Camellia Sinensis é uma das diversas variedades usadas em toda a região da China e Japão para a célebre infusão Chá. O uso e tradição do chá é bastante antigo e o tão célebre chá das cinco à inglesa foi afinal inventado por uma princesa portuguesa que levou esse hábito para a corte de Inglaterra quando casou com um monarca inglês. Se gostarem de saber mais sobre Chá podem ir visitar o belíssimo site da Lipton que recomendo por ser um site muito bem feito e ter imensa informação sobre o tema.

Gil: Obrigado pela correção LC. De facto hoje em dia o chá é uma infusão de camelia sinensis, se bem que originalmente na china o chá era moido e só mais tarde se passou à infusão. Quanto ao termo chá, apenas sei que no dialecto de cantão, zona de Macau, o chá era chamado T'chá. E acreditem o chá deles é muito MUITO estranho, tive a oportunidade de provar na Semana do Japão que decorreu na Cordoaria Nacional e cheirava a peixe cozido, isso mesmo parecia que tinham feito o chá com a água de cozer o peixe... estes Japoneses são loucos, digo-vos LOUCOS.
(Ilustração: Julian Landa Tea Art)

Sem comentários: