sexta-feira, fevereiro 6

Devolução de Avultada Quantia
Eu vou fazer como o Roncinante do excelente Blog O Jumento e vou devolver os malditos 12 cêntimos! Reparem nos excertos de uma carta carta deliciosa que ele vai enviar à nossa amiga Ferreira Leite.

"No próximo mês o meu vencimento vai chegar com a miserável bonificação diária de 12 cêntimos; ainda pensei juntá-los e oferecer uma "prenda" à ministra, mas desisti, a senhora só cumprirá o seu 64.º aniversário lá para 3 de Dezembro, e nem quero acreditar que se aguenta até lá, seria o seu recorde pessoal em cargos governamentais. Assim optei por no próximo mês comprar um daqueles envelopes almofadados que os CTT vendem, colocar as 20 moedinhas de 10 cêntimos, mais outras tantas de 2 e remeter para a senhora acompanhada da respectiva cartinha.

Exm.ª Senhora Lic. Maria Manuela Dias Ferreira Leite
Ministra de Estado e das Finanças
Av. Infante D. Henrique n.º 1
1194-009 Lisboa Codex

Em termos práticos dá para uma dúzia e meia de papo secos; curiosamente, nas poucas vezes que vou à detestável cantina do Ministério das Finanças, onde nunca a vi (sabe que é um dos bons princípios de muitas empresas privadas, que V. Exª tanto defende, a administração partilhar as refeições das suas cantinas?) deixo sempre o papo-seco no tabuleiro, e se nunca me passou pela cabeça guardar os papo-secos no bolso, não agrada nada ter que aceitar o meio papo-seco com que V. Exª. decidiu adoçar a minha indignação.

Como deve calcular, a minha dignidade não é inferior à sua e, portanto, não posso aceitar o aumento que decidiu atribuir-me; por isso decidi devover-lhe a quantia de 2,40 euros, correspondente ao primeiro mês da humilhação com que decidiu brindar-me. Perdoar-me-á que este gesto seja simbólico, mas como deve saber o montante em causa mal dá para pagar os portes de correio e o envelope.
Com os melhores cumprimentos"

Sem comentários: