segunda-feira, agosto 28

Cadeira do Poder

A propósito do post Liberdade em Cuba, o João Mãos de Tesoura deixou uma curiosidade bem curiosa:
"Sabes qual foi a pessoa na história da humanidade que ocupou durante mais tempo a cadeira do poder? Afonso Henriques, 73 anos!!!
Está no Guiness!"

Mas como este Blog tem os melhores visitantes/comentadores da Blogosfera planetária, logo veio o João P. repor a verdade:
"Era giro era... Mas não é verdade. D. Afonso Henriques terá nascido em 1109 e morrido em 1185 com 76 anos! D. Afonso Henriques assume a chefia do Condado Portucalense em 1128 (com 19 anos) (e ainda não é rei!, mas demos isto de barato). Logo 1185-1128= 57 anos no poder e não com rei. Mas isso não lhe retira o mérito de ter sido um grande rei e estratega."

Ao que o João MT retorquiu:
"Tens toda a razão!!! Mandaram-me a informação por email e nem a validei! Mea culpa! De facto, foi só em 1939 que ele se auto-proclamou rei. Assim, o seu reinado foi muito mais curto, sabendo-se ainda que após o incidente de Badajoz esteve em co-regência com o filho D. Sancho 1. Fui investigar e parece ser aceite que Luís XIV teve o maior reinado na Europa, 72 anos. Nem a rainha Victória que era uma mulher de fibra se aguentou tanto no poder, quedou-se por 63 anos no trono. Fora da Europa encontramos o Ramsés II com 67 anos no poder, o que ainda é mais notável se atendermos às condições da época quando comparadas com as de Luís XIV."

E assim acontece!

Sem comentários: