sexta-feira, setembro 10

Reflexões do Roncinante

"E já que estamos a falar em estabilidade não faria sentido que os professores que não estão efectivos numa escola fossem contratados por períodos superiores a um ano, por exemplo três ou mesmo cinco anos? Há dezenas ou mesmo centenas de escolas que parecem apeadeiros de professores, que são colocados com atraso e depois de descontadas as férias e os fins de semana acabam por se livrar da escola num instante; não chegam a conhecer os alunos, o meio social ou o ambiente cultural, nem podem estar muito dispostos a isso.

Livros e professores estáveis não permitiriam uma melhoria substancial do ensino? Um professor conhecedor do aluno visto integrado no seu meio sociocultural e contando com uma ferramenta de trabalho que conhece a fundo não ensinaria com mais qualidade?

Pode-se falar de qualidade de ensino quando o primeiro mês de escola também o é de falência económica de muitas famílias? Ou quando uma boa parte dos professores vai cair de pára-quedas em escolas com alunos que não conhece, onde vai ministra as aulas com livros que viu pela primeira vez e cheio de vontade de ver chegar a sexta-feira?
PS: Ou estou muito enganado ou levar uma tareia da minha amiga Blogotinha... "

Jumento, não te preocupes porque a dar uma tareia a alguém seria nos incompetentes responsáveis por toda esta confusão na colocação de professores. Deixa-me só dizer-te que já houve uma experiência para colocar docentes em períodos mais longos mas os resultados não foram positivos pois gerava situações de imobilidade e de injustiça.

Sem comentários: