quarta-feira, novembro 29

Escola Aprisionada

O ensino nas Prisões-Escola tem estado em suspenso porque o Secretário de Estado Walter Lemos queria ver os currículos pessoalmente e não foram aprovados enquanto ele não os visse. Finalmente viu-os e já foram aprovados.
Estamos em Novembro. As aulas vão começar em Dezembro. Os professores que nos anos anteriores estavam a dar aulas na prisão estão actualmente com os horários completos na escola sede do Agrupamento.
Agora, a 3 semanas do final do 2.º período, estes vão ser encaminhados para a prisão-escola deixando as suas actuais turmas sem professores.
Os horários vão ter que ser refeitos. É a isto que se chama preocupação com o ensino e sua qualidade?!
Então e os alunos que estão com um professor há 2 meses? É esse professor que os recebeu no início do ano lectivo, que os conhece, que conhece o Projecto Curricular de Turma (PCT), que já os avaliou, que já conhece alguns dos seus problemas, dificuldades e potencialidades.
Não seria mais consciente e pedagogicamente acertado contratar professores nas cíclicas para leccionar as aulas nas Prisões? O mais importante são os alunos ou os presos?!! Os Encarregados de Educação irão receber esta notícia de bom grado?! Há casos em que turmas irão ter já na próxima semana três novos professores. Três novos professores que nada conhecem da escola, da realidade escolar, do Projecto de escola nem do PCT.

Como um colega meu bem questionou, não será esta uma forma encoberta de "suavizar" o orçamento uma vez que as aulas só começam em Dezembro e os ordenados só vão ser processados para Janeiro?!
Fica a dúvida!

Sem comentários: