quinta-feira, janeiro 18

Esclarecimento

Diz o Jorge A.:
"Gotinha, acha mesmo que é preciso ter licenciatura em qualquer uma dessas áreas para conseguir leccionar uma qualquer disciplina num quinto e sexto ano do ensino básico?
Se pegar as coisas por esse lado, digo-lhe, só me vai deixar com pior imagem dos professores.
A pergunta que a Gotinha deve colocar é outra: irá esta medida beneficiar de alguma forma os alunos? Se não, explique-me porquê, que eu até aceito - eu próprio tenho dúvidas sobre a vantagem da medida.
Agora, se põe as coisas mais uma vez pelo lado dos professores, que coitados não estão preparados para tal medida, etc... etc... desculpe-me, mas só me faz ficar com pior imagem da vossa (sua) classe
."


Jorge A.,
se já tem uma má imagem da minha classe não serei eu a apagá-la. Mas deixe-me dizer-lhe que lecciono Português, Inglês, Estudo Acompanhado, Formação Cívica, Estudo acompanhado à Leitura e por vezes exerço o cargo de Directora de Turma. Dou aulas de apoio onde explico conteúdos de História, Francês e Ciências da natureza e por vezes até de Físico-Química. As últimas 3 não tenho grande à-vontade e estou constantemente com receio de me enganar enganando o aluno. Não sinto ter a capacidade e conhecimentos suficientes para relacionar os conteúdos de, por exemplo, História ou o espírito científico para a disciplina de Ciências. E não aceito o argumento de que é só 5.º e 6.º ano e por isso aquilo não deve ser difícil e qualquer pessoa com o 12.º ano podia fazer o mesmo. Então venham muitos Processos de Bolonha para que não seja necessário fazer uma licenciatura de 5 anos para ficar habilitado para a docência. Ou então para que se faça um rascunho de uma nova licenciatura que prepare os futuros P.U. (Professor Único!) Ou não será necessário reestruturar as licenciaturas para o ensino caso esta medida venha a ser implementada?!

É claro que os professores não estão preparados para tal medida. É claro que terão que fazer formação. Muita. Ou teremos uma implementação às três pancadas como está a acontecer com a badalada TLEBS que já leva à suspensão de manuais do 8.º ano?!

Beneficiar os alunos?! Será benéfico ter um só professor durante 6 anos adiando para o 7.º ano a passagem para vários professores?! E porque não se inverte a situação fazendo com que os alunos tenham mais do que um professor desde o 1.º ano?!

É verdade que os alunos se sentem um pouco à nora quando chegam ao 5.º ano mas nunca ouvi nenhum dizer que preferia ter só um professor como tinha no 1.º ciclo. As crianças crescem e desenvolvem-se e adaptam-se a novas situações de forma surpreendente. O que me parece é que os alunos são cada vez mais "abebézados" e infantis e esta medida parece ir ao encontro dessa fragilidade. Tal como acontece com os níveis de exigência. Cada vez se baixa mais a fasquia da exigência porque é necessário que todos tenham o 9.º ano. E quanto mais se baixa a fasquia, mais temos que ir baixando. Temos que ser exigentes e exigir o mesmo aos alunos. A adaptação a um novo meio faz parte do seu crescimento ou o mundo adulto, o mundo profissional e social que espera as crianças vai ser condescendente?!

Fala-se muito por aí que passam de 1 professor para 10 professores. Generalização absurda e conveniente! Numa turma de 5.º ano podemos ter cerca de 5 a 6 professores:
Áreas Curriculares Disciplinares:
1 L.P e Inglês ou L. P. e História e Geografia de Portugal
2 Matemática e C. N.
3 Educação Visual e Tecnológica
4 E.F.
5 Educação Musical

Áreas Curriculares Não Disciplinares (podem ser leccionadas por qualquer um dos professores das áreas curriculares disciplinares acima mencionadas):
Área Projecto
Estudo Acompanhado
Formação Cívica

Não esquecer ainda a existência da disciplina de Educação Moral e Religiosa que apesar de ter cada vez menos alunos inscritos continua a existir. Assim sendo, é possível verificar que um aluno do 5.º ano faria a tenebrosa, assustadora e temida passagem de 1 para 5/6 professores.

O texto do post sofrerá de algumas falhas de encadeamento lógico mas apesar da hora tardia não queria deixar de lhe responder. Amanhã talvez já não tivesse paciência para desenrolar tamanho lençol.

Sem comentários: