sexta-feira, dezembro 15

Realização

Um dos miúdos estrangeiros a quem dou apoio de Português como 2.ª língua é da Roménia e apesar de ter chegado em Setembro já adquiriu muito vocabulário e safa-se bem em disciplinas como Ciências e Matemática. É um aluno curioso e persistente. Nas sessões de apoio leva perguntas, tenta sempre explicar as dúvidas e pede-me fichas para fazer em casa. Ele próprio faz paralelismos entre o Português e o Romeno e ri-se quando verifica que há palavras que se dizem e escrevem da mesma forma (por exemplo, "verde"). Está tão bem integrado no meio escolar que faz as malandrices típicas de qualquer miúdo do 6.º ano mas é educado e acata as ordens dos mais velhos, quer sejam auxiliares da acção educativa ou professores.

Hoje foi a festa de Natal na escola e levou o pai para assistir. O pai disse à Directora de Turma que gostaria de falar com a professora de apoio. Lá fui e fiquei sensibilizada por ver aquele pai com as mãos calejadas e unhas sujas do trabalho a filmar a festa. Abriu um sorriso e apertou-me a mão:
- Muito obrigado.


Não fora eu ter esta barriga enorme, ter-se-ia notado o meu ego a inchar, a inchar...
Obrigada eu!!

A Renda de Bilros inspirou-se e versejou:
Era uma vez uma Gotinha
Linda, brilhante
Abrigava uma vida
Bela, triunfante

Tinha um aluno
Romeno, trabalhador
queria saber tudo
educado, um amor...

Foi o pai à escola
quis conhecer a GOTINHA
é isto que nos consola
basta uma palavrinha...

A Gotinha toda inchada
tão contente , tão feliz,
ficou toda encantada
e a todos ela o diz...

Parabéns por um aluno assim!!!

Sem comentários: