domingo, novembro 27

Blogotinha no Diário de Notícias

Regresso de um animado fim de semana em Beja e recebo com surpresa e satisfação esta notícia pela mão da Maria vai c'as ostras: "A Blogotinha está no Diário de Notícias de hoje! Isto de ser famosa é outra loiça... Parabéns! A notícia está em Diário de Notícias."

"
Blogues no feminino
"Blogues no feminino são diários que assumem um papel político""São actos políticos porque contam, partilham e reivindicam um determinado espaço", considerou Isabel Ventura"
Poesia. Os blogues das mulheres são só poemas." Esta é a opinião manifestada por um homem a Isabel Ventura, mestranda em Estudos sobre Mulheres, quando realizava um inquérito sobre o que são blogues no feminino. Mas esses recentes diários virtuais "são muito mais do que poesia ou relatos do dia-a-dia", afirma ao DN Isabel Ventura. Já a jornalista Carla Quevedo, autora do Bomba Inteligente, diz que as mulheres abordam qualquer assunto na blogosfera. "Falam literalmente de tricô, como Hilda Portela ou Rosa Pomar, ou dos filhos, como Vieira do Mar no Passeai, Flores! Falam da actualidade, de política, de sexo, de homens, de compras, de touradas, de animais, de economia, de futebol, do quotidiano, de moda, de cinema, de literatura. As diferenças no modo como observam os temas estão relacionadas com o que são como pessoas e não com o simples facto de serem mulheres", considera a jornalista. Por outro lado, a autora do blogue Controversa Maresia sublinha que a falta de humor é um mal dos blogues em geral e dos masculinos em particular. "Os blogues masculinos são demasiado sérios porque os homens se levam demasiado a sério e não têm grande capacidade de gozar com as suas próprias misérias", refere Vieira do Mar. Os assuntos de que falam as mulheres na blogosfera foram recentemente tema de discussão no ciclo Falar de Blogues, moderado por José Carlos Abrantes, na livraria Almedina, em Lisboa. A propósito do ciclo, Isabel Ventura analisou cinco blogues no feminino Uns & Outras, Síndrome de Estocolmo, Mulheres e Deusas, Com o Sotaque Francês e Blogotinha. "Exigem ou denunciam situações de igualdade ou desigualdade. São actos políticos porque contam, partilham e reivindicam um determinado espaço que assume uma identidade de género", explica. "Não se pode dizer que as mulheres têm um papel mais intimista na blogosfera do que os homens. Não há grandes distinções, mas sim motivações individuais. Usam os blogues como uma forma de assumir um papel político, ainda que inconsciente, ao adoptarem uma posição", indica. Para Isabel Ventura, no fundo "é uma forma de dar recados, de comunicar". O blogue é hoje um acesso "a um espaço público que, apesar de ser limitado, é ilimitado ao mesmo tempo. Além disso, é poder escrever para muito mais pessoas". (...)
Paula Mourato no Diário de Notícias

Depois de lida a notícia fiquei com uma sensação de vazio.... o Blog foi analisado e qual foi a análise?! A análise teve um balanço positivo ou foi uma análise geral dos 5 Blogs mencionados??! Algum de vós esteve presente para me dizer??!

Sem comentários: