domingo, outubro 12

Saúde 24 Pediatria - Linha "Dói, Dói? Trim, Trim" (808 242 400)
É um serviço de orientação pediátrica de situações agudas com aconselhamento por enfermeiros especialmente formados, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Destina-se a crianças dos 0 aos 14 anos.
Porque vos falo disto?!? Porque é preciso louvar e divulgar e falar bem quando há serviços que funcionam bem. Ontem, contactei, por duas vezes, o “Dói, Dói, Trim, Trim”, por causa de uns sintomas que o meu bebé tinha. Para além de muito atenciosos, foram exaustivos e metódicos. Não fizeram um diagnóstico. Fizeram uma avaliação da situação de acordo com a informação transmitida. Da segunda vez que liguei, e depois de relatados os sintomas, aconselharam a ida ao Hospital. O fantástico nisto tudo é que enviaram um fax para o Hospital com um relatório. Assim, quando cheguei às Urgências, já sabiam o nome do bebé, os sintomas e não se perdeu tempo com perguntas estéreis. Se têm filhos, vão querer guardar este número de telefone.
Resta dizer que fui bem atendida nas Urgências Pediátricas do Hospital de Leiria pela Dra. Arlete. Ahh... e o bebé está a melhorar! Trim Trim? Já não dói!

Mais Info:
-> Este projecto tem por base um sistema científico com larga utilização dos Estados Unidos.
-> A gestão do serviço é da responsabilidade da Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, que disponibiliza cerca de uma centena de enfermeiros especializados.
-> Nos primeiros três anos de funcionamento do serviço, dos 40% por cento de pessoas que tinham intenção de recorrer às urgências antes do telefonema, apenas 13% tiveram que efectivamente deslocar-se àqueles serviços hospitalares.
-> Tem um grande impacto no descongestionamento do acesso aos serviços de saúde.
-> Os enfermeiros, apoiados pelo sistema que utilizam, determinam qual o tipo de ajuda mais indicada, perante o quadro clínico apresentado. Pode ir de um simples conselho a seguir em casa a um encaminhamento para uma urgência hospitalar, se o enfermeiro considerar que o caso o justifica.
-> O objectivo principal é evitar horas intermináveis de espera na urgência do hospital, quando não seja estritamente necessário.

Sem comentários: