sábado, maio 28

Filosofia aos 4 Anos

Durante o almoço a minha pequena de 4 anos perguntou-me:


- Mãe, quando não havia galinhas... como é que nasceu a primeira galinha?











E eis que ela descobriu a eterna dúvida sobre o que apareceu primeiro:


o ovo ou a galinha.

segunda-feira, maio 23

Ela é que a sabe toda...








"O extravagante chapéu usado pela princesa Beatrice de York no casamento de seu primo, o príncipe William, foi arrematado por 130.000 dólares (cerca de 209.000 reais) em um leilão virtual. O acessório, que tem formato oval e um vistoso laço, foi desenhado pelo irlandês Philip Treacy. O chapéu tornou a princesa motivo de piada no mundo todo.
Beatrice esperava arrecadar 1.000 libras (cerca de 2.600 reais) quando colocou o
chapéu à venda no site de leilão eBay, no último dia 12 de maio. A identidade do comprador não foi revelada. Filha do príncipe Andrew e da duquesa Sarah Ferguson, Beatrice, de 22 anos, prometeu doar a quantia arrecadada para duas instituições de caridade que apoia: a Unicef e Children in Crisis (Crianças em Crise), fundada por sua mãe."





Ora... a modos que se olhar assim de lado, quase de esguelha, o chapéu-moldura até tem a sua graça...

sábado, maio 21

Provas de Aferição

E continuo alegremente a corrigir as 46 provas de aferição que trouxe debaixo do braço.

É tão bom ser professor de Português.

domingo, maio 8

Quinta "Salta-Pocinhas" - Coimbra

O sábado foi passado na Quinta Pedagógica "Salta-Pocinhas" em Trouxemil, Coimbra com os miúdos. A chuva foi simpática e só molhou à chegada.


Vimos a tosquia das ovelhas (a mais pequena ficou cativada; voltou lá três vezes), fizemos festas aos cabritinhos e aos cavalos. Vimos porcos, vacas e bois, patos e pavões, gansos e perús, agarrámos em coelhinhos recém-nascidos e vimos uma águia. Passeámos pela horta (identificámos tomates, cebolas, batatas, cenouras, favas, feijão...) e cheirámos os morangueiros. Vimos as cerejeiras, as nespereiras, os pessegueiros, oliveiras, árvores de Kiwi, macieiras e muitas mais. Depois do almoço à beira da piscina, as crianças tiveram direito a pinturas faciais, a andar de pónei, a fazer uma sementeira e à dramatização da história "O Grande Nabo" em que crianças e pais foram os actores. Muito giro.


Passámos a noite em Ílhavo, Porto da Barra. E que vento fazia... As vistas são bonitas.















sábado, maio 7

O Cronista Indelicado


Durante os últimos seis anos eu escrevi textos críticos, violentos, impiedosos sobre o primeiro-ministro. Chegou o momento de me penitenciar por tudo aquilo que disse, por todos os textos que assinei contra a sua pessoa, apenas porque me faltou a clareza de espírito e a inteligência para perceber o quanto ele estava a trabalhar pelo bem do país.


Somente agora, ao ler o memorando da troika para os próximos anos, me dei conta de que o nosso primeiro-ministro é um visionário e um génio da governação. Sócrates arrastou o país até à beira da insolvência e colocou a pátria a chafurdar na lama apenas para a poder reestruturar de cima a baixo. Sempre pensei que ele fosse o vírus, e afinal é a vacina: injectou no nosso corpo a maleita para que nunca mais fiquemos doentes.
Reparem como Manuela Ferreira Leite acabou por ganhar ontem as eleições legislativas de 2009. Tudo o que ela disse na campanha que ia acontecer, aconteceu; tudo o que ela disse que era preciso fazer, vai ser feito. Chamar "memorando" ao documento da troika é o mesmo que chamar "malandreco" a bin Laden. Aquilo é o programa do governo para os próximos anos, que revoluciona Portugal em todos os sectores que contam: economia, saúde, justiça, educação.
Em vez de gastar milhões em estudos e consultores, Sócrates arranjou uma equipa de técnicos altamente qualificados que trabalharam de graça e no final ainda emprestaram 78 mil milhões de euros. O resultado está à vista: o programa com que a direita liberal sempre sonhou vai finalmente ser aplicado em Portugal. Sócrates, afinal, era um lobo neoliberal vestido na pele de um cordeiro socialista. A sua incompetência, o seu cinismo, as suas mentiras, eram apenas o estrume necessário para que um novo país crescesse forte e viçoso. Só tenho duas palavras para ele: obrigado, José."

Por João Miguel Tavares (jmtavares@cmjornal.pt)



Uma crónica que é um mimo de ponta a ponta.

sexta-feira, maio 6

Casório dos Príncipes com toque Português


Mãe e irmã de Kate com sapatos portugueses

A mãe de Kate Middleton, Carole, e a irmã, Pippa, usaram sapatos fabricados em Portugal no casamento da jovem com o príncipe William.
Muito elogiadas pela elegância, mãe e filha – que já é apontada como uma das solteiras mais desejadas de Inglaterra – escolheram modelos assinados pela designer britânica Emmy Scarterfield, que são produzidos pela Helsar, em S. João da
Madeira. A bolsa da mãe da noiva também saiu da fábrica sanjoanense.
O preço das criações, exclusivas, não é conhecido, uma vez que os modelos são depois personalizados pela designer.





Aqui fica o site da marca Helsar.

Eu Ajudo-te

Tenho uma artrose jeitosa no meu joelho esquerdo fruto de uma fractura no fémur resultado de um acidente que tive há 20 anos. Apesar da medicação diária tenho andado numa fase muito má. Acho que nunca estive tão mal. Esta semana acordava de noite cada vez que me mexia. Subir ou descer escadas é um suplício porque tenho que subir degrau a degrau evitando ao máximo articular o joelho. Serve tudo isto não para me lamentar como se estivesse na sala de espera de um consultório mas para contar o seguinte episódio. Ontem depois do jantar levava a minha pequena de 4 anos pela mão em direcção ao quarto que fica no 1.º andar. Conversávamos sobre qual a história a ler antes de adormecer. Ao subir as escadas reparo que ela me imita subindo um degrau de cada vez muito devagar.


- Podes ir subindo que a mãe já lá vai ter.


- Eu ajudo-te, mãe.



E apertou-me a minha mão com mais força e subiu degrau a degrau comigo.

domingo, maio 1

Dia da Mãe - Dia Bonito




Prenda do filho





Prenda da filha





Prenda dos dois filhos com apoio do pai