sábado, junho 2

Divulgação "Dhaka Project"



Sobre a reportagem de 4.a feira na RTP1 - "Dhaka Project"
"Dhaka é a capital do Bangladesh.
Dhaka Project, é uma ONG criada por uma portuguesa que tem ajudado a combater a extrema miséria que se vive nessa cidade. A RTP no programa " Em reportagem" apresentado dia 30, após o Telejornal, deu a conhecer a obra que esta portuguesa está a levar a cabo.

O texto introdutório a esta peça, foi o seguinte:
"Maria do Céu da Conceição é uma portuguesa de 29 anos, hospedeira da Emirates, uma companhia aérea do Dubai. Numa das suas viagens, acabou por contactar com o Bangladesh e com a sua terrível pobreza. Nesse mesmo dia sentiu que podia ajudar e fundou, meses depois, o "Dhaka Project", uma invulgar obra de solidariedade que presta auxílio humanitário a mais de 600 crianças e respectivas famílias.
Em menos de dois anos, e sem qualquer apoio institucional ou governamental, Maria lidera uma das 200 mil ONGs que funcionam no Bangladesh. Com o seu ordenado como hospedeira consegue pagar a 53 funcionários. Tudo o resto é feito com muita persistência, intuição e capacidade de mobilizar os outros para este projecto que de caridade.
É também graças à sua profissão, que a permite conhecer muita gente e viajar pelo mundo inteiro, como ao facto de morar no Dubai que, Maria, consegue angariar donativos suficientes para financiar o "Dhaka Project". Através dele centenas de crianças são alimentadas, vacinadas e vão à escola. Por sua vez, os pais recebem cursos de formação profissional que lhes possibilita, mais tarde, procurarem um emprego.
Comparada com Madre Teresa de Calcutá, há até quem julgue que o seu espírito encarnou em Maria, mas a verdade é que nada lhe cai do céu. Enfrenta resistências diárias para conseguir desenvolver esta obra de caridade num país maioritariamente muçulmano e onde o papel da mulher continua a ser desvalorizado. Repartida entre a opulenta e luxuosa cidade do Dubai e a necessitada cidade de Daca, Maria do Céu construiu um pequeno oásis num dos países mais pobres do mundo. A Maria do Céu foi galardoada pelo seu louvável trabalho e vai receber o prémio, em Berlim, no próximo dia 14. "








Quem não viu a reportagem, que dura 24 minutos, basta clicar aqui e ver "Uma Mulher das Arábias".)
Hoje na RTPN, às 22h passa de novo a reportagem.

Para um maior conhecimento desta organização, deixo aqui os seguintes links:
Welcome to The Dhaka Project
The Dhaka Project
Promoting Fuel-Free Transport in Dhaka
Dhaka Project Volunteer
Flickr - Dhaka Project: 87 fotos

Recebi este apelo da Pêndulo para divulgar este projecto e deixo os contactos do irmão da Maria do Céu, o Nuno Custódio para informações mais detalhadas ou quaisquer outras questões:
ncustodio@tautoradio.com e 965186196

Será que podem divulgar o Projecto pelos
vossos contactos e/ou no vosso Blog?

Uma pequena ajuda multiplicada por muitos da uma enorme ajuda e qualquer ideia, para além dos donativos que possamos fazer é sempre bem vinda. Até porque esta ONG, como é sustentada com grande parte do dinheiro da Maria do Céu deve ser bem gerida...

A ideia-sonho da Pêndulo seria fazer chegar produtos manufacturados pelas mulheres do Projecto (cerca de 30 bordadeiras e costureiras) a taxas alfandegárias reduzidas, tentar vendê-los em Portugal a um preço "justo"- sem intervenção de intermediários - como prendas de Natal.

Eu não conheço melhor espaço de divulgação do que os nossos Blogs. E quem sabe se muitos de vós divulgarem o projecto ele seja cada vez mais e mais conhecido e chegue à comunicação social escrita e consigamos, assim, ajudar muitas famílias.

Sem comentários: