segunda-feira, janeiro 5

Trava-Línguas - Parte I
Gosto imenso de trava-línguas. Sempre gostei de entaramelar a língua com palavras quasi-indizíveis. Gostava de vos mostrar todas as que gosto e/ou que conheço mas isso levaria muito tempo...pensando bem.... é uma excelente forma de garantir posts diários... eh ehe eh. Para os que têm preocupações mais pedagógicas, fiquem a saber que os trava-línguas são óptimos para incentivar a leitura, a pronúncia correcta das palavras e a criatividade, pois exigem um alto nível de atenção e concentração. Há alguns sites com trava-línguas de língua portuguesa que vos poderia indicar mas a maioria são do Brasil. E o que é nacional, é bom. Assim, prefiro indicar-vos os que acho mais engraçados ou com elevado grau de dificuldade. Portanto, só têm que ler em voz alta, claramente e sem se enganarem.

1- Fui ao mar colher cordões, vim do mar cordões colhi. (uma das minhas favoritas!)

2- Setembro chove? (parece fácil, não é?!...)

3- Fui a Chaves, encontrei uma chapa de chumbo chapada no chão. (Os “Chaveiros”, vulgo habitantes de Chaves têm obrigação de dizer este com facilidade!!)

4- Pardal Pardo porque palras? Palro e palrarei, porque sou o pardal pardo, palrador de el-rei! (Será que o Duque de Bragança consegue dizer este??!)

5- Porco seco, corpo crespo. (Dedicado a todos os que gostam de Leitão da Bairrada.)

6- Se tu pensas que em ti penso, se pensas assim pensas mal, pois eu não penso em ti nem penso em pensar em tal.

7- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.

Sem comentários: