quinta-feira, setembro 20

A Chegada de um Campeão ou Simplesmente vergonhoso

Acabei de receber este mail de uma amiga. É mesmo muito triste o que vão ler a seguir. É mesmo deprimente. O texto é de Carlos Viana Rodrigues:

"É verdade que hoje há futebol. Não é menos verdade que o Mourinho saíu do Chelsea. Mas...
Também é verdade que hoje chegou ao aeroporto de Lisboa, vindo de Taipé (China), um simpático jovem que, "apenas", conquistou a medalha de ouro nos 1500 metros, a de prata nos 5000 m e fez o 4.º lugar nos 800m num Campeonato do Mundo de Atletismo.

Claro que falo de um atleta dos tais... pois... dos "coitadinhos". Os tais que, talvez pelos seus êxitos já serem rotineiros, ninguém do Estado Português vai receber ao aeroporto quando chegam, nenhuma televisão cobre a sua prestação desportiva ou é tema de conversa nos cafés. Desta vez, na chegada de José Monteiro (que viajou apenas acompanhado do seu técnico Rui Costa) os dedos de uma mão chegaram (literalmente) para contar as pessoas presentes.
Por serem tão poucos, é fácil identificá-los:
- João Correia - atleta de cadeiras de rodas, com vasto currículo, nosso habitual colaborador (1)
- Os seus Pais (2 e 3)
- Marta Restolho (4)
- O signatário (5)

Mas, a Bandeira Portuguesa esteve presente na sala de desembarque e palmas soaram quando José Monteiro chegou. Enfim, continuo a sonhar com o dia em que tal como aos atletas "ditos normais" do Triatlo, Futebol e outras modalidades, também a estes a recepcção seja condigna. Eles merecem! Talvez em 2008, quando no regresso dos Jogos Paralímpicos de Pequim as medalhas "pesarem" mais. Até lá, mesmo contra ventos e marés, continuarão os elementos da
AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras (pelo menos nós) a estarem presentes.

Parabéns ao atleta que conseguiu 2 mínimos para Pequim 2008 realizando os seguintes tempos no Campeonato do Mundo da IWAS (Federação Internacional de Desporto para a Deficiência Motora)."

PARABÉNS, CAMPEÃO!!

Sem comentários: