terça-feira, outubro 28

Para Memória Futura

Nota para Memória Futura:
Não voltar a ir fazer compras ao Continente com uma blusa vermelha.

Todos os velhotes me abordaram para fazer perguntas sobre preços e sobre a localização deste ou daquele produto!

quarta-feira, outubro 22

Pais agridem Professora

Docente confiscou telemóvel a aluna de 12 anos e acabou espancada a socos e pontapés. 
Uma professora da Escola Básica e Secundária do Cerco, no Porto, foi agredida pelos familiares de uma aluna. A docente, de 43 anos, sofreu vários hematomas ao ser agredida a murros e pontapés.

Forrobodó Vergonhoso
Tal como na minha escola (e acredito que em todas!), está no regulamento que o telemóvel confiscado seja entregue à Direção. Os pais terão assinado este regulamento e, por isso, tinham conhecimento.
Também me preocupa que estes pais tenham conseguido entrar na escola e chegar à sala de professores onde agrediram esta professora. É aqui que entra o argumento de haver falta de funcionários?!
Também me preocupa filhos manipuladores e maquiavélicos.
Também me preocupa pais que acreditam piamente nos seus filhos e que estão a patrocinar criaturas insolentes e desprovidas de caráter. 
Também me preocupa pais com as prioridades educacionais trocadas.
Também me preocupa o dia seguinte desta professora.
Também me preocupa a possibilidade de um dia confiscar um telemóvel e me acontecer isto.

terça-feira, outubro 21

Unhas - Halloween

Dia das Bruxas está a chegar e o gatinho espera enquanto contempla a lua.
Halloween is coming!





sábado, outubro 18

Director escolar demite-se devido a instabilidade na colocação de professore

"No início das aulas, faltavam 13 docentes, num universo de profissionais que deveriam estar na escola em Setembro
O diretor do Agrupamento de Escolas da Apelação, Loures, pediu a demissão por entender que os problemas relacionados com a colocação de professores impedem a estabilidade necessária para atingir bons resultados, disse hoje o próprio à agência Lusa."

Será um castelo de cartas a desmoronar-se?!...

quinta-feira, outubro 16

quarta-feira, outubro 15

Erro na colocação de professores resolvido com 'cortes' na matéria

"Alunos de todo o país continuam sem professor um mês depois do início das aulas. Para compensar os estudantes que já se encontram com matéria em atraso, vários agrupamentos escolares estão a ponderar retirar do programa matérias que não sejam essenciais, revela o Diário de Notícias."

A sério??!
Então e os exames no final do ano? 
Também vão ter "cortes"?!

terça-feira, outubro 14

A Propósito das Cheias de Ontem em Lisboa


Livros que me Marcaram

Fui desafiada por uma amiga para fazer a lista dos 10 livros que mais marcaram. Foi um exercício de reflexão interessante e de memória pois gosto de tantos. E gosto tanto de ler.

Os livros que me marcaram sem nenhuma ordem em especial:
A sombra do vento do espanhol Carlos Ruiz Zafón
A Casa do Pó de Fernando Campos
A Pérola de John Steinbeck
Moby Dick de Herman Melville
Série Wilt de Tom Sharpe
Terra Sonâmbula de Mia Couto
O Perfume de Patrick Suskind
Casa dos Espíritos, Paula e Eva Luna de Isabel Allende
Jangada de Pedra, Memorial do Convento e Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago
O Nome da Rosa de Umberto Eco
A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne

E desse lado há alguém que queira partilhar alguns dos livros mais marcantes???!

segunda-feira, outubro 13

Ele está de volta!

Depois de "House", Hugh Laurie está de volta
O ator britânico vai ser, avança o "The Hollywood Reporter", o antagonista da adaptação para televisão do livro de "O Gerente da Noite", publicado em 1993 por John Le Carré, o primeiro que o escritor britânico de 82 anos, conhecido pelos seus romances de espionagem, escreveu sobre o período pós-Guerra Fria.

sexta-feira, outubro 10

Nobel da Paz 2014

Prémio Nobel da Paz 2014: Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi. 


"Pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e 
pelo direito de todas as crianças à educação".

Já era de esperar...

Marta Gautier sai da Barca do inferno


Para quem viu o programa, não é de estranhar!

via Sol

quinta-feira, outubro 9

Orgulho Português

"Não é todos os dias que se recebe um prémio das mãos de Lech Walesa. Mais raro é recebê-lo aos 16 anos, muito tempo depois de o famoso sindicalista polaco, que se opôs ao regime do seu país e que se tornaria mais tarde Presidente de uma Polónia democrática, ter construído o seu carisma. Pois foi essa a glória que coube a João Pedro Araújo, jovem estudante - começou agora o 12.º ano - que integrou o grupo dos primeiros portugueses a receberem o prémio máximo do Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas, este ano realizado em Varsóvia. (...)

Começou a programar aos 12 anos e apresentou no concurso de Varsóvia uma aplicação para android (Schur's Challenge) extraída do seu teorema. Fora do colégio, pratica ténis de mesa, é voluntário na Associação de Paralisia Cerebral, e dedica-se à música. Depois do piano - toca peças de Bach, Mozart e Beethoven, por exemplo - passou à guitarra eléctrica e explora alguns sons mais recentes, de bandas como Pink Floyd, Queen ou os quase esquecidos Barclay James Harvest.

via Sol

terça-feira, outubro 7

Conselho de Ministros reúne-se sábado

Conselho de Ministros reúne-se sábado

Deve ser para fazer a festa de despedida ao Crato...


Caro Nuno Crato: ainda aí está?

 O artigo merece ser lido (e saboreado) na íntegra mas destaco apenas o seguinte:

"Após o homérico desastre que está a ser o início do actual ano lectivo, por culpa exclusiva dos serviços do ministério da Educação, somos obrigados a perguntar que mais é preciso acontecer para que Nuno Crato se decida a apresentar o seu pedido de demissão.
 (...)
 Crato ficou em tempos conhecido por um colorido comentário que envolvia a implosão do ministério da Educação, e não se pode dizer que estivesse sozinho nesse desejo. O ministério da 5 de Outubro é um monstro burocrático que engole tudo à sua volta, e cujas preocupações acerca da gestão do exército docente suplantam em muito as preocupações com a qualidade de ensino dos alunos que é suposto servir. Mas por mais que nos unamos a Crato na sua vontade de implosão, a verdade é que em 2014 ele colocou a dinamite no local errado: em vez de implodir o ministério, explodiu com o ano lectivo.
(...)
Tudo mentiras, como se viu: as listas anteriores foram simplesmente anuladas e centenas de professores foram descartados após três semanas a dar aulas. Após a asneira ter sido feita, nunca haveria boas soluções para o problema. Mas a cabeça de director-geral de administração escolar é demasiado pequena para ser a única a rolar. Nuno Crato deve ser devidamente responsabilizado – é inadmissível ter um governo que exige tanto aos portugueses e tão pouco a si próprio."




Classificados da Educação


segunda-feira, outubro 6

Sonho

Antes de mais é necessário dizer que muito muito raramente me lembro dos meus sonhos.
Esta noite sonhei e de manhã lembrei-me. Yupiiii... seria a primeira reação mas a história do sonho deita por terra a alegria inicial.
Sonhei que andava a passear sozinha de máquina fotográfica ao peito e com o meu vestido de noiva num saco de plástico. Parei num muro para comer um iogurte. Não havia caixotes do lixo e coloquei a embalagem do iogurte no saco do vestido. Vi uma praia ao longe e aproximei-me para a fotografar. Deparei-me com um muro e atirei o saco primeiro para poder saltar. Ia a passar o Ferro Rodrigues que agarrou no saco para mo entregar. Viu o meu vestido cheio de iogurte e tirou-o do saco. Ficou a observar o vestido e comentou que gostava do decote ignorando o facto de ele estar empapado em iogurte.

E então? 
Deve ser por isto que raramente me lembro dos sonhos... são demasiado estranhos!

domingo, outubro 5

Órgão da Sé de Leiria

Foi bonito!
Foi a oportunidade de ver um espetáculo raro num instrumento raríssimo.

 
17º Aniversário do Grande Órgão da Catedral de Leiria
(Obras de Haendel, Bach, Wagenseil, Zinowsky e Durufle)

sábado, outubro 4

Hey Minister, leave the teachers alone!





 


Another Brick in the Wall

Professores Enxovalhados - Demita-se, Sr. Ministro da Educação

Acabei de saber que o marido de uma amiga minha foi um dos contemplados, ontem, com a carta de rescisão unilateral.
Foi chamado à secretaria à hora de almoço para tomar conhecimento da situação. Só lhe apetecia fugir dali em direção a casa, que por acaso fica a 150Kms. Mas sabem o que ele fez? Foi trabalhar toda a tarde porque tinha uma sala com dez crianças autistas que ficariam toda a tarde com uma auxiliar. Até arrepia!
Se o Ministro da Educação tratasse dos seus professores com a mesma sensibilidade que este professor tratou os seus alunos as coisas seriam bem diferentes.

sexta-feira, outubro 3

Crato anula colocações e manda escolas avisar professores

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Administração Escolar, enviou aos diretores escolares um ofício solicitando-lhes que se "dignem notificar todos os candidatos da decisão de anulação da colocação que obtiveram". A decisão prende-se com a nova lista de colocações na Bolsa de Contratação de Escola (BCE).
A ordem superior está a geral perplexidade nas escolas. Até porque Nuno Crato tinha garantido publicamente que ninguém seria prejudicado na sequência dos erros ocorridos nos concursos.
via DN

E a vergonha continua!