sexta-feira, maio 31

Medley Noticioso da Educação

Serviço mínimo incerto até cinco dias dos exames
A lei até previa três rondas negociais, mas bastou uma, ontem à tarde, para que Ministério da Educação e Ciência (MEC) e sindicatos de professores percebessem que era nula a possibilidade de um entendimento sobre a realização de serviços mínimos na greve de 17 de junho - dia dos exames nacionais de Português do secundário. A indefinição pode agora durar até cinco antes das provas.

Como previsto, face ao desacordo a decisão ficará nas mãos de um colégio arbitral presidido por um magistrado e integrando um elemento em representação do Ministério e outro dos sindicatos. Este coletivo, cujos integrantes foram ontem sorteados - tendo ainda de ser "validados" pelas partes teráaté 12 de junho para decidir se há lugar à requisição de serviços mínimos e, em caso favorável, em que moldes esta se fará

Por outras palavras, caso o colégio arbitrai deixe a decisão para o último dia, restará menos de uma semana entre esta e a data prevista para as provas de Português, obrigatórias para todos os finalistas do secundário e com perto de 80 mil inscritos.
 
Face à ausência de acordo sobre a realização de serviços mínimos em dia de greve, tem lugar a realização de um colégio arbitral constituído por um representante dos sindicatos dos trabalhadores envolvidos na greve, um dos patrões e um presidente, que pode ser um magistrado ou juiz aposentado proveniente dos conselhos superiores da Magistratura, Ministério Público ou dos Tribunais Administrativos e Fiscais. Os representantes de cada parte são sorteados, sendo validados caso não surjam objeções aos nomes. Se o colégio não chegar a um consenso, decide o presidente.

 ***
GREVE AOS EXAMES - Ministério da Educação e sindicatos sem acordo
O Ministério da Educação e os sindicatos de professores não se entenderam sobre o agendamento de serviços mínimos para a greve geral convocada para 17 de Junho, dia em que começam os exames nacionais do Ensino Secundário.
(Diário de Notícias)


 ***
Sindicato de Professores anuncia queixa contra antecipação das avaliações
O Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) anunciou nesta quarta-feira que vai avançar com uma queixa em tribunal contra a decisão “ilegal” e “impugnável” do Governo de antecipar as avaliações dos alunos para antes da greve dos docentes.

O SNPL decidiu, por isso, “avançar com uma queixa em tribunal” e critica também o “claro ataque ao direito à greve, uma vez que a antecipação das avaliações fica a dever-se se ao pré-aviso de greve feito pelos sindicatos para os dias 7, 10, 11, 13 e 14 de Junho”.

Na semana passada, a Fenprof admitiu recorrer aos tribunais para travar a marcação de reuniões de avaliação nas escolas fora do período legal, situação, denunciou a estrutura sindical, que já se verifica em algumas escolas.

“Há casos de escolas absolutamente ilegais, que anteciparam reuniões para 31 de Maio, como é o caso de uma no distrito de Aveiro. Há também reuniões para 5 e 6 de Junho. Isso é ilegal e nesses casos e não é preciso pré-aviso de greve, basta que os professores se recusem”, disse hoje o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, que admitiu vir a interpor providências cautelares para impedir estas situações.
(Público) 



quarta-feira, maio 29

Hoje de manhã foi assim...


Consulta de Estomatologia com o filhote em Coimbra às 8:30h
(acordar às 6:30h é doloroso!!...)

terça-feira, maio 28

Escultura - Maria Rubinke

As esculturas perturbadoras e fascinantes de Maria Rubinke
Desde que se formou na Escola de Cerâmica e Vidro de Bornholm, na Dinamarca, Maria Rubinke tem chamado muita atenção com suas esculturas, que quebram os paradigmas estéticos tradicionais relacionados com figuras pequenas e frágeis. 


A inocência e delicadeza de crianças, animais e anjos e da própria porcelana, material utilizado nas esculturas, são colocadas à prova. Sangue e vísceras contrastam com o branco da porcelana e a fragmentação e deformação de figuras tradicionalmente vulneráveis nos trazem de volta à realidade. Ou à surrealidade.
via Zupi

segunda-feira, maio 27

Mia Couto

Prémio Camões para Mia Couto
Autor do meu país e do meu coração.
Fiquei com vontade de reler alguns dos seus livros.
Aplauso a Mia Couto.

quinta-feira, maio 16

Angelina Jolie


O impacto que o seu ato está a ter na sociedade é incrível. Por todo o lado se discute este assunto. E essa é, para mim, a consequência mais positiva. Falar do cancro. Falar dos exames e da sua importância.

quarta-feira, maio 15

Detroit foi à Falência

Cidade norte-americana de Detroit entrou em falência
Devido à crise e ao êxodo dos seus habitantes, na procura de emprego noutros Estados, Detroit nos EUA, declarou falência.
via Sapo.Notícias

Até as cidades....

A Fernanda (visita aqui do Blog) deixa uma achega:
"Bem, já faltou menos para que uma notícia destas saia num jornal próximo de nós: "Portugal foi à falência. Depois de vários assaltos à mão armada, Portugal viu-se na penúria.Não havendo mais para roubar, de referir que a maioria da população anda de biquini nas ruas e, já só se alimenta uma vez por semana, ao sábado à noite, os jovens, depois de devidamente aconselhados, resolveram deixar o país rumo a outras paragens mais seguras.
Estamos em condições de anunciar que os delinquentes já estão a ser procurados pela polícia e restante população, em todo o país. São eles,Passos Láparo,conhecido no meio como "o Troca tintas" e Gasparzinho Soneca, mais conhecido como "Parece que tenho uma licenciatura em Economia, mas é mentira!".
A quem souber do seu paradeiro agradece-se que informe um funcionário público ou um pensionista próximo de si. Dão-se alvíssaras."

quarta-feira, maio 8

Ainda a propósito do exame do 4.º Ano

"Dona Alzira recebia em 2011, 400€ de pensão. Em cada avaliação da troika Passos Coelho agrava-lhe a contribuição para o raio que o parta em 5% e Paulo Portas desagrava a mesma contribuição em 2%. No final do período de assistência, quantas reformas da Alzira são precisas para igualar o ordenado do 1º Ministro ?"
"Se esta pergunta não saiu no exame do 4º ano, o Crato não é homem não é nada."
(via Facebook de Andre Frazao)

Exame do 4.º ano perguntava que nome se dá a um grupo de ladrões: Alunos responderam 'governo'

O exame de português do 4.º ano perguntava que nome se dá um bando de ladrões. A resposta correcta era “quadrilha”, mas os alunos responderam todos “governo”.

Agora, os especialistas dividem-se, pois as duas respostas estão correctas. «Eu diria que “governo” está mais correcto, pois quadrilha também significa grupo de cavaleiros, enquanto o governo é só ladrões», explicou Simplícia Estrela, ao Imprensa Falsa.

terça-feira, maio 7

Dez Anos Depois...


História Incrível
 
Dez anos depois do rapto, Amanda deu o alerta e a polícia descobriu três mulheres numa casa de Cleveland. Amanda Berry tinha 16 anos quando desapareceu. Foi ela quem ligou para a polícia, depois de fugir com a ajuda de um vizinho. Na mesma casa estavam Gina DeJesus, que tinha 14 anos quando foi vista pela última vez, e Michelle Knight que tinha 21 anos.

segunda-feira, maio 6

Sinusite

Sinusite é uma inflamação de vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo mas que também pode estar associado a uma alergia ou a inalação de poluentes.
 
A Wikipédia explica mas eu preferia não ter ido ver.
Foi preciso chegar aos 40 anos para me estrear. Até agora tinha simples constipações. Agora já tenho sinusite. É o que dá subir na vida!

quinta-feira, maio 2

Unhas de Primavera - Spring Nails




Finalmente a Primavera dá um ar de sua graça.
As minhas mãos estão floridas.