domingo, abril 28

Concurso de Professores - Candidatura

Hoje finalmente tenho tempo para proceder à minha candidatura.
Tenho o ecrã dividido: dum lado, tenho a aplicação aberta e do outro lado tenho o manual para a candidatura. São 33 páginas.

sexta-feira, abril 26

segunda-feira, abril 22

Concurso de (Extinção de) Professores

Portaria n.º 156-A/2013 de 19 de abril - Fixa o número de vagas de cada um dos quadros de agrupamento de escolas
Desculpe??!
Fixa o número de quê?!... Quando muito de vagas negativas! 
Há escolas que vão quase desaparecer:
Agrupamento de Escolas da Trofa – 101 vagas negativas 
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, Braga – 92 vagas negativas
Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra – 83 vagas negativas
Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos - 82 vagas negativas
Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, Loures – 76 vagas negativas
... e a lista continua...


Há por aí professores que já fizeram as contas (ver Agrupamentos com mais de 50 Vagas negativas no blog de ArLindo) e chegaram ao redondo número de 12.000 vagas negativas.

sexta-feira, abril 19

A propósito da Felicidade

Ninguém Tem Pena das Pessoas Felizes 
Ninguém tem pena das pessoas felizes. Os Portugueses adoram ter angústias, inseguranças, dúvidas existenciais dilacerantes, porque é isso que funciona na nossa sociedade. As pessoas com problemas são sempre mais interessantes. Nós, os tontos, não temos interesse nenhum porque somos felizes. Somos felizes, somos tontaços, não podemos ter graça nem salvação. Muitos felizardos (a própria palavra tem um soar repelente, rimador de «javardo») vêem-se obrigados a fingir a dor que deveras não sentem, só para poderem «brincar» com os outros meninos.
É assim. Chega um infeliz ao pé de nós e diz que não sabe se há-de ir beber uma cerveja ou matar-se. E pergunta, depois de ter feito o inventário das tristezas das últimas 24 horas: «E tu? Sempre bem disposto, não?». O que é que se pode responder? Apetece mentir e dizer que nos morreu uma avó, que nos atraiçoou uma namorada, que nos atropelaram a cadelinha ali na estrada de Sines.
E, no entanto, as pessoas felizes também sofrem mui
to. Sofrem, sobretudo, de «culpa». Se elas estão felizes, rodeadas de pessoas tristes, é lógico que pensem que há ali qualquer coisa que não bate certo. As infelizes acusam sempre os felizes de terem a culpa. É como a polícia que vai à procura de quem roubou as jóias e chega à taberna e prende o meliante com ar mais bem disposto. Em Portugal, se alguém se mostra feliz é logo suspeito de tudo e mais alguma coisa. «Julgas que é por acaso que aquele marmanjo anda tão bem disposto?», diz o espertalhão para outro macambúzio. É normal andar muito em baixo, mas há gato se alguém andar nem que seja só um bocadinho «em cima». Pensam logo que é «em cima» de alguém.

Ser feliz no meio de muita gente infeliz é como ser muito rico no meio de um bairro-de-lata. Só sabe bem a quem for perverso. Infelizmente, a felicidade não é contagiosa. A alegria, sim, e a boa disposição, talvez, mas a felicidade, jamais. Porque a felicidade não pode ser partilhada, não pode ser explicada, não tem propriamente razão. Não se pode rir em Portugal sem que pensem que se está a rir de alguém ou de qualquer coisa. Um sorriso que se sorria a uma pessoa desconhecida, só para desabafar, é imediatamente mal interpretado. Em Portugal, as pessoas felizes sofrem de ser confundidas com as pessoas contentes.

Miguel Esteves Cardoso, in 'Os Meus Problemas'

Tristeza nas Escolas

Com o concurso de docentes quase a iniciar, a perspetiva de desemprego nos próximos anos aliado às probabilidades de os horários passarem a ser de 24 horas letivas e de outras machadadas na vida dos docentes, as escolas andam tristes. Os professores estão revoltados. Estão cansados. Estão desanimados. Alguns que fazem parte da mesma escola há duas décadas e que a ajudaram a crescer e a melhorar serão obrigados a concorrer. A escola vai ficar descaracterizada, velha e deserta. 
Para contrariar e para esquecer, há que sorrir. Há que ser feliz.

quinta-feira, abril 11

Colchão-Cofre

Chegou o colchão com cofre para guardar poupanças

O "Mi Colchón", criado por uma empresa espanhola, quer ajudar os contribuintes com receio de colocar o dinheiro no banco a dormir descansados
Chegou ao mercado o primeiro colchão com um cofre incorporado. O "Caja de Ahorros - Mi Colchón", criado por uma empresa espanhola, tem como objetivo ajudar os contribuintes que estão a perder a confiança nos bancos a dormir bem, tendo o seu dinheiro sempre à mão, num local seguro e... sem pagar taxas ou juros.
 
Inspirado pelo velho hábito de guardar o dinheiro debaixo do colchão - que tem voltado a ganhar adeptos -, este colchão traz consigo uma "caixa forte" de metal ultrarresistente, com um sistema de código eletrónico, podendo tornar-se, segundo a empresa DES'S que o desenvolveu, o banco próprio de cada cidadão.

quarta-feira, abril 10

A posição da Palavra muda Tudo

E até faz mais sentido!!!



terça-feira, abril 9

Outro Buraco


Fenómeno geológico ocorreu em Marvão, no Alto Alentejo: cratera com cerca de 100 metros de profundidade e 17 de diâmetro.
via Raim

segunda-feira, abril 8

Orgulho Português


Oprah entrevista Diogo Morgado 
O actor Diogo Morgado, que dá vida a Jesus Cristo na série ‘A Bílbia’ foi convidado para participar no talk-show norte-americano ‘Oprah's Next Chapter’, tornando-se desta forma no primeiro português a ser entrevistado pela conceituada apresentadora, Oprah Winfrey. “Ele está nas nuvens”, revela uma fonte próxima do actor ao Diário de Notícias.

Café Suspenso

"Entramos num pequeno café com um amigo meu e fizemos o nosso pedido. Enquanto estamos a aproximar-nos da nossa mesa duas pessoas chegam e vão para o balcão:
- "Cinco cafés, por favor. Dois deles para nós e três suspensos."
Eles pagaram a sua conta, pegaram em dois e saíram.
Perguntei ao meu amigo:
- "O que são esses cafés suspensos?"
O meu amigo respondeu-me:
- "Espera e vais ver."

Algumas pessoas mais entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. A ordem seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados - três para eles e quatro "suspensos". Enquanto eu ainda me pergunto qual é o significado dos "suspensos" eles saem. De repente, um homem vestido com roupas gastas que parece um mendigo chega na porta e pede cordialmente:
- "Você tem um café suspenso?"

Resumindo, as pessoas pagam com antecedência um café que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente. Esta tradição começou em Nápoles, mas espalhou-se por todo o mundo e em alguns lugares é possível encomendar não só cafés "suspensos" mas também uma sandes ou refeição inteira."

Desconhecia esta "tradição". Talvez nas grandes cidades, Lisboa ou Porto, isto já aconteça. Alguém conhece?

Concurso de professores começa dia 16

O concurso de professores do próximo ano letivo, que terá a particularidade de se realizar por etapas, separando os diferentes tipos de finalidade das candidaturas, arranca já a 16 de Abril, de acordo com informações divulgadas pelos sindicatos de professores após reuniões com a tutela.
Nessa data, deverão começar as inscrições de professores candidatos a um contrato a termo, que em Junho poderão manifestar as suas preferências (escola, horário, etc,). Este ano, por ter sido substituído o antigo modelo, a avaliação dos professores não será considerada para efeitos das listas, onde vai prevalecer a classificação académica e a antiguidade.

domingo, abril 7

Tesourinhos Deprimentes

Títulos de tesouro???!??!

Como é?


Continuo à espera da Primavera...

sexta-feira, abril 5

Adeus, Leite!



Harvard acaba de publicar o novo guia de alimentação saudável, de onde não só riscou o leite, como até o desaconselha. E se estão a pensar no cálcio, lembrem-se que conseguem absorver muito mais com feijões e vegetais verdes do que com sumo de vaca.
Ao contrário do que o lobby do leite e seus derivados nos andam a impingir há anos, leite não é juventude. Pelo contrário: pode até ajudar a aumentar as probabilidades de cancro. (ler Calcium and Milk)

A propósito deste post, a Fernanda fez um comentário tão pertinente que acho por bem colocá-lo aqui:
"A China tem a menor incidência de casos de cancro. Os chineses não bebem leite por dois motivos: a medicina tradicional chinesa desaconselha-o vivamente, dizendo que o Homem é o único animal à face da Terra que bebe leite na idade adulta e, pior, o bebe de outro animal com caraterísticas diferentes das suas; a população chinesa tem intolerância látea. Pensando bem eles têm razão: por que raio bebemos nós em adultos leite da vaca ou de outro animal? Os filhos deles não o fazem!Essa ideia, realmente, já eu a tenho há alguns anos. Daí que não bebo leite. Quanto ao cálcio, as algas têm-no em muito maior quantidade ( e, isso é uma coisa que os ditos ingerem muito na sua alimentação)."

quinta-feira, abril 4

Frase do Dia

Miguel Relvas conclui Governo de quatro anos em apenas 21 meses.

quarta-feira, abril 3

Produto Especial para Professores

Com a nova proposta de monstruosos QZPs obrigando os professores a fazer, na pior das hipóteses, cerca de 300Kms, creio que encontrei uma boa alternativa às viagens. É uma proposta económica e com design.
No final de um dia de aulas, o professor em mobilidade especial tem na sua secretária o merecido descanso para uma noite repousada e retemperadora para enfrentar outro dia com turmas de 30 alunos. Há por aí interessados?



Concurso Nacional Docentes 2013-2014


O Ricardo do Blog Professores Lusos está a publicar uma série de posts acerca deste concurso que será o último grande concurso de professores dos próximos anos. Ele esclarece dúvidas a muitos colegas e faz, como sempre tem feito, um trabalho simples e claro. 

segunda-feira, abril 1

Mais 18 Agrupamentos

Governo conclui processo de agregação de escolas criando 18 novos agrupamentos
O maior dos agrupamentos criados, segundo uma nota de imprensa emitida pelo MEC, resulta da junção de dois agrupamentos de escolas em Vila do Conde, no distrito do Porto, com 3.301 alunos a cargo.
Dos novos 18 agrupamentos apenas três têm menos de dois mil alunos e foi no distrito de Lisboa, mas fora da capital, que se concretizaram mais junções de escolas e agrupamentos de escolas.

Como é que se faz uma gestão personalizada com 3000 alunos?