quarta-feira, março 24

Sobre a violência escolar

Cruzei-me com este post via Fliscorno que parece vir complementar o meu post anterior sobre as criancinhas mimadas e sobre a crescente desresponsablização dos pais:
"Uma nota sobre a forma como os alemães lidam com as crianças, seja na escola seja noutro local:
Os pais são responsáveis pelos seus filhos.


E o que é que isto significa? Significa exactamente isso: os pais são responsáveis pelos seus filhos.
Há a cultura de responsabilização dos pais ao ponto de a frase "Eltern haften für ihre Kinder" (os pais são responsáveis pelos seus filhos) aparecer nos mais diversos locais, desde obras a propriedades privadas. Alguns exemplos:

Propriedade privada Entrada proibida
Os pais são responsáveis pelos seus filhos
O proprietário

Parque infantil
Os equipamentos só podem ser utilizados por crianças até aos 14 anos.
Ao anoitecer ninguém pode permanecer no parque.
Os pais são responsáveis pelos seus filhos.


Perigo de derrocada
Os pais são responsáveis pelos seus filhos

Para os alemães a questão tem duas abordagens: a via legal e a da sensibilização para a mensagem traduzida nestas placas."

terça-feira, março 23

A DEVIDA COMÉDIA de Miguel Carvalho

"Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo.

Criancinhas
A criancinha quer Playstation. A gente dá.
A criancinha quer estrangular o gato. A gente deixa.
A criancinha berra porque não quer comer a sopa. A gente elimina-a da ementa e acaba tudo em festim de chocolate.
A criancinha quer bife e batatas fritas. Hambúrgueres muitos. Pizzas, umas tantas. Coca-Colas, às litradas. A gente olha para o lado e ela incha.
A criancinha quer camisola adidas e ténis nike. A gente dá porque a criancinha tem tanto direito como os colegas da escola e é perigoso ser diferente.
A criancinha quer ficar a ver televisão até tarde. A gente senta-a ao nosso lado no sofá e passa-lhe o comando.
A criancinha desata num berreiro no restaurante. A gente faz de conta e o berreiro continua.
Entretanto, a criancinha cresce. Faz-se projecto de homem ou mulher. Desperta.
É então que a criancinha, já mais crescida, começa a pedir mesada, semanada, diária. E gasta metade do orçamento familiar em saídas, roupa da moda, jantares e bares.
A criancinha já estuda. Às vezes passa de ano, outras nem por isso. Mas não se pode pressioná-la porque ela já tem uma vida stressante, de convívio em convívio e de noitada em noitada.
A criancinha cresce a ver Morangos com Açúcar, cheia de pinta e tal, e torna-se mais exigente com os papás. Agora, já não lhe basta que eles estejam por perto. Convém que se comecem a chegar à frente na mota, no popó e numas férias à maneira.
A criancinha, entregue aos seus desejos e sem referências, inicia o processo de independência meramente informal. A rebeldia é de trazer por casa. Responde torto aos papás, põe a avó em sentido, suja e não lava, come e não limpa, desarruma e não arruma, as tarefas domésticas são «uma seca».
Um dia, na escola, o professor dá-lhe um berro, tenta em cinco minutos pôr nos eixos a criancinha que os papás abandonaram à sua sorte, mimo e umbiguismo. A criancinha, já crescidinha, fica traumatizada. Sente-se vítima de violência verbal e etc e tal.
Em casa, faz queixinhas, lamenta-se, chora. Os papás, arrepiados com a violência sobre as criancinhas de que a televisão fala e na dúvida entre a conta de um eventual psiquiatra e o derreter do ordenado em folias de hipermercado, correm para a escola e espetam duas bofetadas bem dadas no professor «que não tem nada que se armar em paizinho, pois quem sabe do meu filho sou eu».
A criancinha cresce. Cresce e cresce. Aos 30 anos, ainda será criancinha, continuará a viver na casa dos papás, a levar a gorda fatia do salário deles. Provavelmente, não terá um emprego. «Mas ao menos não anda para aí a fazer porcarias».
Não é este um fiel retrato da realidade dos bairros sociais, das escolas em zonas problemáticas, das famílias no fio da navalha?
Pois não, bem sei. Estou apenas a antecipar-me. Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo. E então teremos muitos congressos e debates para nos entretermos."
Artigo publicado na revista VISÃO online


Este artigo foi-me enviado por email.
Nos últimos anos vivemos na escola um drama difícil de ultrapassar: a desresponsabilização dos pais. Não é raro ver directores de turma a tentar entrar em contacto com os pais e muitas vezes até esperar por eles à hora de irem buscar os filhos para que eles assinem um papel autorizando medidas educativas em benefício do seu próprio filho. Bah.... Inventem-se novos pais, já dizia o Daniel Sampaio.

O Senhor não merece




Passos Coelho, Paulo Rangel e Bastanheira Barros defendem voto contra o PEC, Aguiar Branco é pela abstenção.

A propósito do Post Anterior...


Uma boa imagem não se deve desperdiçar...

segunda-feira, março 22

Pensamento de uma Vida



Ao cuidado dos Homens:


"Aquilo que se dá a uma mulher, ela vai tornar maior. Se der o seu esperma, ela dará um bebé. Se lhe der uma casa, ela vai dará um lar. Se lhe der compras de mercearia, ela dar-lhe-á uma refeição. Se lhe der um sorriso, ela vai dar-lhe-á o seu coração. Ela multiplica e amplia o que lhe é dado. Portanto, se você lhe der qualquer porcaria, esteja preparado para receber uma tonelada de merda."

sexta-feira, março 19

aniversário Especial



Monica Lewinsky fez 44 anos.
Acreditam ???


Parece que foi ontem...


Andava ela a gatinhar na casa branca, com as mãos e os joelhos pelo chão, pondo tudo na boca...


É pá, crescem tão depressa!!!

Caricatura de Tom Richmond

quinta-feira, março 18

Este Blog encontra-se de molho...

... a curar uma laringite!

quarta-feira, março 17

Apreciação Intercalar - Avaliação dos Professores


"Via Ad Duo e Profblog, em forma de despacho chegado às escolas."
A Educação do meu Umbigo

Eu estava a pensar que só seria publicado na interrupção lectiva e afinal veio mais cedo. Amanhã lerei com um olhar menos cansado.

terça-feira, março 16

Equilíbrio




by Tomas Rucker on deviantART
Quoted from:
tomasrucker.deviantart

via
Vi.sualize

sábado, março 13

Marcelo Rebelo de Sousa no Congresso do PSD

O antigo líder social-democrata já não ia a um congresso do PSD há onze anos.
Marcelo promete falar aos congressistas "sobre o país e sobre o partido" e garante: "não entro candidato nem saio candidato".

Vamos apostar?!

sexta-feira, março 12

Ironia da Vida ou uma Oportunidade de Negócio?!


Freira escocesa herda bordel austríaco

"Uma freira escocesa de 55 anos, abandonada num orfanato à nascença, herdou uma fortuna considerável e ... um bordel.
A religiosa tornou-se na única herdeira de «Linda k» a sua mãe, que deixou à filha uma soma avultada em dinheiro e um bordel localizado em Estíria, na Aústria. Segundo o jornal austríaco «Kronen Zeitung» a freira era a única filha de «Linda K», uma artista circense que fez dos bordéis a sua principal actividade. Não tinha marido e a freira é de facto a única filha. A mãe da freira era uma aventureira. Durante uma passagem pela Escócia com o circo do qual fazia parte, ficou grávida e, após o parto, deixou a menina num orfanato. Nunca mais voltou a vê-la.
A filha acabou por torna-se freira identificada como Houston L. e reside perto de Glasgow. Com um bordel entre mãos a freira decidiu vendê-lo e doar o dinheiro para ajudar crianças pobres na Índia."

terça-feira, março 9

Caracol ou Caracola

Joãozinho para a professora:
- Oh stora, tenho na minha mesa um caracol em cima duma caracola!
- Oh Joãozinho, não se diz caracol em cima duma caracola!
- Diz-se caracol em cima de caracol.

E o Joãozinho pumba, com uma reguada esmaga os caracóis. A professora indignada:
- Joãozinho, isso não se faz!
- Nah nah! Na minha mesa não quero paneleirices! - responde o Joãozinho.

segunda-feira, março 8

Dia da Mulher.. com ou sem pêlos?!

"Alguém tinha reparado que a Mo'Nique, a actriz de "Precious", não faz a depilação? Não sei se a admire ou a critique. Estou neste momento dividida. Por um lado acho mal, porque em termos estéticos uma mulher fica bem mais atraente sem pelos, além que socialmente ver uma mulher com pelos é no mínimo muito estranho. (...) A Mo'Nique mostra precisamente o contrário. Que as mulheres não precisam de se sujeitar a isso. Ela exibe orgulhosamente as suas pernas rechonchudas com pelos. Sendo ela famosa e uma estrela de cinema, seria de esperar que tivesse cuidados redobrados com a imagem. Mas nada disso. A Mo'Nique rompe com os padrões de beleza por completo: é gorda e exibe pelos nas pernas. Haja mulheres de coragem!"





O sapatinho vermelho tão catita perde a graça toda rodeado daquela pelagem toda. Não subscrevo a decisão mas respeito-a pela coragem de assumir a diferença.
Bom Dia da Mulher!

sexta-feira, março 5

Hoje queria sentir-me assim...

Shhhh... by babykailan.
“You can’t look at a sleeping cat and be tense.” - Jane Pauley

quinta-feira, março 4

Delícias do Casamento

- Estamos casados há mais de 20 anos e nem uma jóia me compraste...
- Sabia lá que vendias essas merdas...

terça-feira, março 2

Baba de Caracol



Anda muita gente a falar da baba de caracol... será mesmo eficaz? Há por aí alguma utilizadora cujas rugas desapareceram ao final de 3 aplicações??! E quais as marcas que comercializam este produto?!

Assim de repente acho que prefiro uma taça de baba de camelo...

segunda-feira, março 1

DIVA da Samsung

Eu sei que tenho andado arredada do Blog por causa da quintarola Farmville.... mas este fim de semana dei umas voltinhas pelos blogs e gostava de saber três coisas:
1) Porque se fala tanto no dito cujo telemóvel?
2) Quem é que andou por aí a oferecer telemóveis destes?
3) Porque é que eu não recebi nenhum??!?...